A tua economia na corrida
O projeto run4excellence tem por base a partilha e construção de um conhecimento o mais completo possível, mas ao mesmo tempo, profundamente aplicável na prática às rotinas de treino de pessoas e atletas, seja na promoção da saúde e bem estar, seja na melhoria da performance desportiva ao mais alto nível.
O foco do projeto na corrida é prioritário (embora não exclusivo) e por isso mesmo muitas das propostas de formação acabam por se ligar com pessoas e atletas que têm a corrida como a sua atividade desportiva de eleição. Ao mesmo tempo, as propostas de intervenção são abrangentes desde o alto rendimento, a pessoas que simplesmente pretendem iniciar a prática da corrida e que conscientemente o pretendem fazer da melhor forma possível.
É pensando em tudo isto, que o projeto run4excellence irá organizar no próximo dia 1 de Abril uma formação técnica intitulada “A tua economia na corrida”. Tentámos perceber um pouco melhor como se irá desenvolver esta formação e por isso falámos com a técnica do projeto Sofia Almeida, que nos referiu que “esta formação tem por base uma intervenção prática muito forte sobre importantes conceitos associados à melhoria da economia de corrida de qualquer corredor, de qualquer nível de rendimento. O primeiro aspeto desta formação, é depois de se falar de forma muito sintética sobre os aspetos mais conectados com a melhoria da economia de corrida, criar 4 grupos de trabalho que irão passar por 4 diferentes estações. Uma, com corrida e filmagem nos nossos tapetes de corrida, com observação de alguns pontos técnicos e algumas experiências que normalmente designamos por corrida técnica. Depois uma outra estação, com realização de exercícios de força que nos permite avaliar as fragilidades de cada um. Numa terceira estação, iremos avaliar os níveis de força explosiva e explicar na prática como se pode intervir neste domínio com diferentes propostas. Por fim, numa quarta estação, a realização de exercícios de técnica de corrida, com identificação individual dos principiais problemas.
De facto, a componente prática desta formação, parece ser o ponto mais forte, reforçada por “um conjunto de propostas individuais, de acordo com resultados recolhidos ao longo desta formação, para que os efeitos da formação se possam fazer sentir ao longo dos próximos meses de treino de cada um dos participantes”.
As questões da economia de corrida, são cada vez mais importantes e mais estudadas. E existem várias opções que podem promover importantes alterações, pelo que, esta formação pode ser uma ajuda importante para que na prática cada participante saiba exatamente o que fazer.
A formação será realizada em Matosinhos e as inscrições estão a decorrer, mas são limitadas no número de participantes, pelo que se querem garantir a vossa presença, devem confirmar a inscrição com a maior brevidade possível.