Curso de formação sobre Corrida
A corrida tem vindo a ser uma das atividades de maior expressão nas tendências desportivas. A sua evolução foi radical, mas a sua popularidade mantém-se consistente abrangendo uma variedade de faixas etárias que torna a corrida uma atividade para todos.
Para muitos, a corrida transforma-se numa necessidade, numa atividade essencial ao bem-estar, num momento fundamental à rotina. Para outros, pode até vir a ser um espaço de vitória e de sustentabilidade pessoal. Apesar de ser vista como um desporto simples onde “só” se precisa de ter umas sapatilhas para voar, por detrás de uma boa prática está muito mais do que aquilo que se calça.
Há imensas variáveis que condicionam a prática da corrida e que podem, por vezes, desmotivar o praticante. Questões relacionadas com fraqueza da preparação e da técnica, o excesso de uso de uma determinada estrutura muscular e o treino excessivo são primordiais na discussão para uma prática saudável e longa. Na base desta discussão devem estar opiniões devidamente fundamentadas, experiências de longos anos no treino de corredores e casos práticos de sucesso que sirvam de exemplo para aplicações sustentáveis e ricas.
Neste sentido, o projeto run4excellence tem desenvolvido, ao longo dos anos, diversos momentos de formação técnica e, dada a sua aplicabilidade prática, estas formação atraem não só treinadores e profissionais do desporto como também corredores e pessoas interessadas em corrida. Devido à complexidade do tema e de forma a proporcionar uma experiência de grande valor no que concerne ao treino da corrida, a mais recente formação deste projeto compreende o treino desde a sua base, nas crianças e jovens, até ao auge da performance no alto rendimento.
Sabemos através de vários estudos publicados em revistas de referência que excesso de quilómetros de corrida podem ser a maior causa de lesão em corredores. Será possível ter mais rendimento com menores volumes de treino? Será possível trabalhar com volumes elevados e controlar variáveis que impeçam o aparecimento de lesões? Como relacionar volumes de treino, com intensidade de corrida e prevenção de lesões? Tendo estas preocupações em causa, a prescrição de treino e a prevenção e recuperação de lesões são dois temas que se juntam aos já referidos. Esta formação baseia-se assim em quatro grandes blocos que perfazem uma formação completa, com aplicabilidade e com oportunidade para transferir para o terreno os conhecimentos da teoria. O foco será sempre o processo de treino. “Como treinar”, será a tónica que orientará a abordagem de cada um dos 4 grandes grupos temáticos desta formação.
Em 32 horas de formação, às quais se somam ainda 20 horas práticas em contexto de treino, os participantes vão ter a possibilidade de aprofundar conhecimentos, participar em sessões de treino de um grupo onde se inserem alguns dos melhores corredores portugueses e construir as suas bases para prosperar enquanto profissionais do treino em corrida ou enquanto atletas.
A possibilidade da flexibilidade horária nas sessões de formação é outro critério que diferencia esta proposta. Cada participante pode calendarizar as suas sessões de acordo com a sua disponibilidade e aproveitar cada momento para esclarecer as dúvidas que surgem da sua própria experiência.
A linha da meta está traçada, são 52 horas de prova e já só falta que cada um dos apaixonados por corrida escolha o seu dorsal!
Mais informações sobre este curso aqui.