Correr com a Apple
Para um corredor de elite, qualquer etiqueta de roupa, fio ou auscultador pode ser um estorvo do qual muitas vezes se querem livrar… Até o próprio relógio pode parecer demasiado pesado e desconfortável quando a corrida atinge determinadas exigências. Neste caso, o foco tem de estar centrado em critérios de intensidade, cadência, técnica e uma atitude comprometida com a procura de uma evolução desportiva.
No caso do atleta recreativo as coisas são bem diferentes, uma vez que o transporte de um sem número de utensílios (telemóvel, relógio, auscultadores e até bolsas ou uma lanterna) parece ser absolutamente indispensável e até motivador. Não faltam por isso, inúmeras opções de utilidade, muitas vezes, duvidosa.
Existem contudo opções que podem dar importantes contributos para o corredor independentemente do seu nível desportivo. Referimo-nos a tecnologia que permite a obtenção de informações criticas sobre a corrida. Com o aparecimento de inovações tecnológicos no calçado ou vestuário de corrida e claro, a utilização de relógios, cuja diversidade de opções sobre cada treino, foram tornando os antigos cronômetros objetos obsoletos e ultrapassados.
Há poucos dias atrás, a Apple, bem atenta ao mercado e às necessidades dos seus clientes, apresentou finalmente uma nova linha do Apple Watch que irá certamente revolucionar o pulso de cada corredor. Isto porque, este novo modelo com integração do sistema GPS, permitirá que outras empresas de software desenvolvam aplicações que darão a cada corredor uma oportunidade de selecionar o tipo de dados que pretende obter, usando a sua aplicação favorita que. ainda por cima estará sujeita a updates regulares, de modo a tornar a sua experiência de treino, cada vez mais positiva e motivadora. O tempo e o impacto que a Apple dedicou na sua conferência ao Apple Watch, fala por si e realça bem a importância crescente que a corrida tem na sociedade atual. Já não falamos de uma moda ou tendência de determinados grupos ou sociedades. Falamos de uma pratica desportiva verdadeiramente democrática, ao alcance de todos e capaz de permitir a adoção de um estilo de vida particularmente saudável e, como vários estudos o demonstram, dando mais anos à vida e mais vida aos anos de cada praticante.
Estávamos curiosos quanto ao que julgávamos ser a necessidade urgente de, uma empresa como a Apple, colocar no mercado o seu smartwatch com GPS e estamos agora muito expectantes em relação aos próximos tempos, uma vez que se espera muitas novidades por parta das empresas de software e de smartwatches com sistema operativo android. E perceber também como um relógio sem botões físicos se vai tornar eficaz para corredores mais comprometidos…
Finalmente, a competição a que os atletas se entregam regularmente, vai ser também correspondida por uma competição de empresas que iram procurar colocar ao dispor de cada corredor as melhores ferramentas para o seu processo de treino. Estaremos atentos..