Maratona de Valência [Partida do "Performance Project"]
As distâncias de longa duração na corrida, apresentam particularidades que afastam de alguma forma a corrida de outras disciplinas técnicas como saltos, velocidade ou lançamentos. Diferenças situadas no tipo de esforço, na duração e densidade das sessões treino, nos volumes globais de trabalho, ou até nas condições em que por vezes se tem de treinar, que lhe confere particularidades que não podem ser comparadas a outras disciplinas.
Entre as diferentes distâncias de longa duração, a Maratona é uma prova com exigências muito particulares. Torna-se obrigatório o desenvolvimento de uma mentalidade muito típica que ao longo de muitos quilómetros em treino e competição, tem de tornar o atleta capaz de lidar com níveis de intensidade exigentes e combatidas com um diálogo interno muito particular.
É também por isso que tanto gostamos desta distância. Mas também porque ao nível do treino é um desafio incrível na gestão de cargas e na maior rentabilização do tempo de treino. Os resultados não devem ser procurados a todo o custo, muitas vezes com volumes extremos, que podem colocar o atleta em risco de uma carreira mais curta e de lesões muitas vezes evitáveis. Ser Maratonista é na nossa opinião, saber ser económico a todos os níveis, na corrida, na gestão dos treinos e até no saber prolongar a carreira desportiva com um pensamento de “economia de esforço”, na gestão dos volumes de treino ao longo de uma carreira que se quer tão longa quanto possível.
Desenvolver a aproximação de Nuno Lopes à Maratona, foi a este nível um desafio constante e diário. Com problemas físicos que vêem de há longa data e agravados por uma queda, a gestão foi sempre a palavra de ordem, que nos levou a tomar opções bem diferentes das “tradicionais” e que por isso mesmo se relevaram um enorme desafio. Valencia Marathon Trinidad Alfonso EDP, começou a ser desenhada no início de Agosto com um percurso fantástico de trabalho que culminou com um recorde pessoal na Meia Maratona de Ovar com a marca de 1:03.57. Quando tudo fazia querer que estávamos lançados para algumas semanas de trabalho ao mais alto nível, uma lesão acabou por interromper por completo o percurso de trabalho que nos obrigou a reduzir imenso o trabalho mais específico de corrida e a procurarmos alternativas. Consegui-se evitar quase por completo dias de paragem, desenvolveu-se um trabalho enorme de reforço muscular específico e cuidados redobrados em algumas sessões de treino e nos processos de recuperação. Neste processo, a ajuda do Dr. Hugo Pinto na realização de 5 sessões de recuperação e do Fisioterapeuta João Basilio com 2 sessões de Tecarterapia, constituíram igualmente uma ajuda preciosa ao longo de um processo de trabalho que teve na gestão do esforço e da relação esforço recuperação as estratégias principais.
Tratou-se da primeira Maratona de Nuno Lopes, feita com o registo de 2:16.39 e que dadas as contingências em que foi realizada acabou por ser uma participação promissora. Para Nuno Lopes, “foi a concretização de um sonho, mesmo sabendo que poderia ter feito esta prova a melhor nível. O ambiente vivido foi excepcional e estou muito feliz com esta participação”.
Nuno Lopes está inserido no Performance Project da run4excellence e com um apoio decisivo da Room2fit, Ceiia e Hyperice, para além de um conjunto de pessoas que individualmente fazem parte de um projecto de apoio a atletas que procuram níveis de rendimento de excelência.
Algumas curiosidades da preparação de Nuno Lopes para a Valencia Marathon Trinidad Alfonso EDP:
Número de sessões de treino - 173
Número médio de quilómetros por semana - Agosto - 115; Setembro - 120; Outubro - 100; Novembro - 135
Velocidades médias nas sessões de corrida contínua - Agosto - 3:43min/km; Setembro - 3:45min/km; Outubro - 3:54min/km; Novembro - 3:42min/km
Número de sessões de treino específico (séries) - 18
Número de treinos longos (superiores a 90’) - 2
Número de sessões de treino de força - 36
Número de sessões de treino afectadas por lesão - 33
Número de sessões de treino alteradas por lesão - 13
Velocidade média nas sessões de treino específico - Agosto - 3:12min/km; Setembro - 2:52min/km; Outubro - 2:52min/km; Novembro - 2:48min/km