Performance Project em desenvolvimento
O Performance Project é um dos projectos run4excellence que aglutina um conjunto de parceiros que ao desenvolverem uma bolsa de apoio a atletas de elevado nível na corrida, lhes cria as condições necessárias para a sua prática desportiva que de outra forma não teriam. No início do seu segundo ano de existência, vai de forma progressiva mostrando alguns resultados dos seus 14 meses de existência. Na época anterior Nuno Lopes foi o melhor português na Maratona e neste início de época desportiva acabou por obter um importante 4º lugar no recente Nacional de Estrada.
Criado para desenvolver um verdadeiro sistema de apoio a corredores fortemente comprometidos com o treino, mais do que os resultados desportivos, este projecto foca-se num meticuloso trabalho que visa um enriquecimento desportivo e pessoal de cada praticante. Segundo Marisa Vieira, responsável pelo projecto run4excellence, “o foco de todo o projecto está dirigido para o processo de treino e não para a competição. Os atletas não têm qualquer tipo de responsabilidade que não seja um rigoroso cumprimento das propostas de trabalho e a adopção de um estilo de vida que lhes permita o máximo rendimento nas sessões de treino. Para nós tudo o resto é secundário e posterior a esta premissa do comprometimento individual de cada um”.
Esta é uma ideia que acaba por ser confirmada por Nuno Lopes, quando nos diz “corri sem qualquer tipo de pressão no nacional de estrada. Tenho treinado de forma incrível, sinto que me supero de forma regular e descubro novas sensações a cada semana de trabalho. É incrível o que estou a viver. Cada vez me sinto melhor tecnicamente, cada vez me custa menos correr mesmo a intensidades elevadas e por vezes parece que estou a ganhar um corpo novo na corrida”. Perguntámos o que o faz chegar a este 4º lugar, quando Nuno Lopes, nunca tinha ficado nos 10 primeiros: “Senti muita facilidade na prova e tive em muitos momentos da corrida sensações iguais às que tenho tido em treinos exigentes. Só me faltou responder de melhor forma numa fase muito curta da corrida em que demorei a reagir, porque acredito que tenho valor para cada vez competir a níveis mais elevados. Saí desta prova a acreditar que posso fazer resultados muito interessantes nos próximos tempos…”.
O Performance Project é apoiado por 4 empresas (room2fit, Ceiia, Hyperice e Citroen - Rangel & Oliveira lda) e ainda por particulares que subscrevem um sistema de apoio que pode ir dos 200€ aos 1000€ anuais. Segundo Marisa Vieira, “as pessoas são convidadas a terem uma actuação muito direta no desenvolvimento destes atletas. Todos estes parceiros sabem que sem o seu apoio, estes atletas não podem evoluir numa proporção correspondente ao seu esforço. De algum modo, cada um que ter a satisfação pessoal de poder proporcionar uma carreira desportiva a atletas que admiram pelo sem comprometimento com o processo de treino e o exemplo que transmitem para os outros. Todos estão convidados a se envolverem e a participarem neste enorme desafio”.
Neste momento, o Performance Project, envolve dois atletas (Nuno Lopes e Miguel Borges), ambos envolvidos num processo de treino que sabemos ser particularmente rigoroso, exigente e completamente isento de perturbações externas uma vez que os atletas dependem apenas deles próprios, do seu trabalho e da equipa técnica run4excellence. Um trabalho que com pouco mais de 1 ano de existência parece querer mostrar que é uma alternativa credível para atletas particularmente motivados com a sua carreira desportiva.