Marathon Training Camp – Testemunho

Marathon Training Camp – Testemunho

António Cabral já leva muitos anos de corrida, e abraçou-os como uma forma de garantir equilíbrio na sua vida. Entusiasta por esta prática, encontra, tanto em provas de estrada como em provas de trail, a satisfação de quem necessita de rever amigos e sentir o ambiente positivo destes eventos. Natural de Vila Nova de Gaia, mas residente no Algarve, os 62 anos de vida permitem-lhe perceber que o conhecimento é a chave do sucesso e, por isso, decidiu inscrever-se no estágio promovido pelo projeto run4excellence e treinar com alguns dos melhores corredores portugueses. Para este corredor “a equipa run4excellence, tem técnicos com muita formação, que têm ainda como apanágio a amizade e as boas energias”. António Cabral já é um participante habitual nestas ações “porque nada é deixado ao acaso e tudo é planeado ao pormenor, desde o alojamento, aos circuitos de corrida e ao apoio prestado”.

Apesar do entusiasmo, esta participação não foi isenta de problemas. António Cabral vinha de uma lesão no joelho ocorrida poucos dias antes do Training Camp, e pensou em desistir, depois de ter falado com o seu treinador, Rui Costa. Contudo, um diálogo entre o treinador e a equipa técnica deste projeto fez com que todos se sentissem confortáveis quanto ao interesse na participação e o resultado final acabou por ser bem positivo, “Acabei por fazer treinos personalizados, pensados no meu problema, com ajuda da Marisa (técnica do projeto). Depois juntava-me ao grupo de élite a vê-los ‘voar’ e fiquei impressionado com a entrega destes atletas”. Esta ligação com corredores de élite parece ter sido um ponto-chave, “Foi emocionante e uma enorme aprendizagem para mim desenvolver amizades com estes atletas. Aprendi muito com eles e sempre que puder estarei presente em todos os eventos run4excellence, pois não me canso de aprender e com este grupo aprende-se mesmo muito”.

António aproveitou para deixar alguns recados aos atletas Rui Pinto, Licínio Pimentel, Miguel Moreira e Catarina Lima: “a humildade e simpatia que têm para connosco, faz deles não só bons atletas, mas também boas pessoas. Não se esqueçam que se aprende todos os dias e que são uns felizardos por estarem em tão boas mãos, num projeto tão enriquecedor”.

Este Training Camp, teve como tónica principal a Maratona, juntando corredores de elite com corredores recreativos. Este testemunho permite-nos entender que a junção de diferentes realidades parece resultar na perfeição. Afinal, são todos corredores e todos podem aprender uns com os outros independentemente do seu nível de prestação.

Licínio Pimentel é segundo em Ovar

Licínio Pimentel é segundo em Ovar

À conversa sobre... Mont Blanc

À conversa sobre... Mont Blanc