Rui Pinto e Licinio Pimentel campeão e vice-campeão nacional
Uma incrível edição de 2017 a repetir os resultados de 2015, com Rui Pinto e Licinio Pimentel em 1º e 2º lugar respetivamente!
Temos ao longo desta época desportiva, dado a conhecer uma boa parte do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto run4excellence, com os atletas de élite que o compõem. Tanto na realização de estágios de preparação, participação em competições ou mesmo através da análise do percurso que alguns destes atletas vão realizando.
É notório o trabalho que se vai observando, até nas preocupações em detalhes, que somados, parecem fazer toda a diferença. Este esforço diário está assente em muitos anos de trabalho com diversos corredores que foi permitindo que os mais persistentes mostrassem uma capacidade de rendimento e de uma regularidade ímpar. Uma recente publicação da revista atletismo realça um desses exemplos: Licinio Pimentel. Nesse artigo, é apresentada uma tabela de resultados na qual é evidente a regularidade de resultados deste atleta nos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato:
Para Licinio Pimentel, passaram-se 10 anos, sempre entre os 10 primeiros, naquela que será a prova de Meio-Fundo de maior tradição e com maior aposta por parte dos clubes e atletas. Ao longo desses 10 anos, por 7 vezes Licinio Pimentel, esteve entre os 5 primeiros! Ao somar agora a edição de 2017, Licinio atinge nos últimos 11 anos, 8 resultados entre os 5 primeiros!
Voando para outra geração, Rui Pinto, inicia o seu percurso como senior nestas provas de Cross, com um 12º lugar em 2013. Logo no ano seguinte passa a vice-campeão e passado mais um ano, campeão nacional (2015). Esta vitória em 2015, fez com que fosse o campeão nacional de cross, mais jovem (22 anos) dos últimos 50 anos em Portugal! Só uma lesão inesperada em 2016 lhe retira a possibilidade de discutir de novo o título nacional, num momento de grande forma. Título Nacional que consegue agora recuperar em 2017.
Os resultados ao longo dos anos vão falando por si! Em 2015, Rui Pinto venceu e Licinio Pimentel ficou logo atrás, sagrando-se vice-campeão nacional. Licinio, por sua vez é sempre uma aposta segura ao longo dos anos. Na edição de 2014, os atletas na altura associados a este projeto (Rui Pinto, Licinio Pimentel, José Moreira, Helder Santos e Vitor Oliveira), se reunissem pontos numa mesma equipa, teriam sido Campeões Nacionais de Cross por equipas!
A curiosidade em relação a esta época desportiva era enorme. O trabalho que fomos acompanhando no âmbito deste projeto, ia dando sinais muito interessantes de que algo de muito positivo deveria acontecer na edição de 2017 destes Campeonatos Nacionais de Cross. E de facto esta edição, não podia ter corrido melhor!
Para Rui Pinto, novamente Campeão Nacional de Cross, "esta é uma prova de enorme tradição em Portugal, na qual muitos dos melhores corredores portugueses se foram construindo ao longo dos anos. Estou a desenvolver um percurso fantástico nas provas de cross em Portugal e espero que isto me vá dando a estabilidade competitiva, que me permita um dia ter resultados de relevância europeia. Estou muito contente. Trabalhámos muito para esta prova e sinto-me a crescer de ano para ano. Não podia estar mais satisfeito".
Licinio Pimentel por sua vez evidencia o seu percurso "estou cada vez mais orgulhoso com a minha carreira desportiva. Têm sido anos incríveis de resultados fantásticos nestas provas de Cross. Ser segundo atrás do Rui, na minha terra natal é muito bom!"
Falámos com o treinador destes dois atletas, Paulo Colaço que refere, "estes dois atletas são um exemplo incrível de dedicação e seriedade diária no seu trabalho. Duas gerações distintas, alinhadas no mesmo espírito de trabalho e que devem servir de exemplo para todos. O Licinio, porque é o exemplo que a idade é apenas um número, desde que o trabalho seja feito com grande qualidade ao longo dos anos. O Rui, por seu lado, um excelente exemplo para os mais jovens, sobre a forma como devem abraçar uma prática desportiva de rigor, pensada e delineada com vista ao futuro". Quando questionámos em que medida o projeto run4excellence contribui para estes resultados a resposta é inequívoca, "contribui muito! Este projeto tem proporcionado condições crescentes de trabalho a estes atletas e uma equipa técnica cada vez mais robusta. Por isso, estes resultados são preparados e esperávamos que algo de muito positivo poderia acontecer nesta competição."