Licinio Pimentel - 1º Português na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross
Licínio Pimentel, “tem sido ao longo dos anos um exemplo notável de humildade, determinação e de trabalho”. É com estas palavras que Paulo Colaço, seu treinador, define um corredor que se está a transformar num exemplo de como saber prolongar uma carreira desportiva com um sucesso e uma regularidade de resultados que parece cada vez mais rara.
Licínio, foi 12º classificado na taça dos clubes campeões europeus de cross em representação do seu clube (Sporting CP) dando um contributo decisivo para que subissem ao pódio coletivamente, atrás do clube Turco de Istambul e à frente do clube Bikila de Espanha. Mas para além disso, Licinio foi o melhor atleta Português em competição, destacando-se pela sua ambição que o levou a correr grande parte da corrida muito próximo de terminar nos 10 primeiros.
Este atleta refere que, “esta prova foi muito importante porque é mais um prémio ao meu percurso e ao trabalho que diariamente faço para estar sempre entre os melhores”. Quando questionado como se consegue este nível de resultados ao longo de tantos anos, Licínio é peremptorio, “durante toda a minha carreira, desenvolvi um trabalho muito sério que me permitiu concretizar o sonho de ser atleta ao mais alto nível até o mais longe possível na minha idade. Tomei opções muito claras em relação à participação competitiva, tipo de treino e nunca queimámos qualquer tipo de etapas. Tudo é feito a seu tempo, da forma que deve ser feito e nem um mau resultado me desvia daquilo em que acredito e do que quero conseguir”.
Este parece ser um bom exemplo, para quem inicia uma carreira desportiva na corrida, que é sempre particularmente exigente. Licinio Pimentel, tem um percurso de uma regularidade exemplar, particularmente em provas de cross, onde ano após ano se coloca sempre entre os melhores portugueses e que uma vez mais prova que existem factores muito mais importantes do que a idade, e se transforma no que deveria ser um exemplo cada vez mais seguido pelos mais novos.