Estágio de preparação - um reforço de valores
Para muitos corredores, ter a oportunidade de participar num estágio de preparação de corrida, onde durante vários dias se vive e respira o treino, seria certamente um sonho. Nós tornámos esse sonho realidade, e tivemos a oportunidade de acompanhar os atletas do projeto run4excellence num estágio de preparação em São Pedro de Moel. À primeira vista esta semana pode não parecer um mar de rosas… Duas sessões de treino diárias, algumas delas particularmente intensas e volumosas, uma enorme quantidade de tarefas de treino e uma convivência sistemática com um estado de fadiga que é particularmente notório em determinados momentos. Ao fim de alguns dias, esse estado de fadiga parece transformar-se numa convivência cada vez mais fácil com a dificuldade de cada sessão de treino, tudo parece tornar-se mais simples.
Estes atletas estavam a cumprir a sua 4º semana de treino desta época desportiva. Apesar de tudo estar ainda numa fase inicial, o comprometimento com o treino fazia parecer estarmos numa fase bem mais avançada da época desportiva… O empenho e o rigor nas sessões de treino, foi sem dúvida uma tónica dominante deste estágio. Não é só do treino que se fazem estes momentos e, estes atletas, dão muita importância a outros pormenores. A convivência e construção de valores de grupo, o descanso, a consciência de que a exigência é o único caminho que os pode levar ao sucesso ou até a necessidade de absorverem a natureza que os rodeia e de captarem as energias necessárias para alimentarem o seu esforço físico e mental são alguns dos fatores que também foram trabalhados ao longo da semana.. Durante estes dias viviam-se momentos de paz e outros de uma forte agressividade física criando um enorme contraste, que na verdade era absolutamente necessário para que no meio destes extremos se encontrassem os equilíbrios que permitem trabalhar nas intensidades necessárias.
Levar o corpo ao limite só parece ser possível num estado mental que é claramente favorecido em momentos como o que pudemos partilhar neste estágio. De repente tudo parece possível, mesmo que visivelmente se entenda, se veja e se ouça todos os sinais de uma tentativa constante de superação.
A inter-ajuda foi, neste contexto, uma realidade muito vincada. O desporto é individual, mas a preparação para a competição é um enorme esforço coletivo. O espírito de cooperação é um alicerce fortíssimo para momentos de treino, como este, e muito bem expresso por cada atleta no seu diálogo em relação ao que de mais positivo conseguem tirar de momentos como este.
Participar num estágio deste tipo, é vivenciar um conjunto de valores humanos moldados pelo desporto, pelo suor, pela emoção que vem de treinos conseguidos, de intensidades crescentes e de uma progressão constante de cada um, numa perspectiva desportiva e humana. Uma escola de valores altamente recomendada!