RUI PINTO na ciudad del running

RUI PINTO na ciudad del running

Transformar uma cidade inteira numa cidade que se identifica com a corrida é também formar um conjunto de cidadãos em torno de como saberem promover estilos de vida saudáveis. Não é apenas organizar algumas das melhores corridas do mundo. Em Valência é muito mais do que isso… é motivar as pessoas a cuidarem de si e a desenvolverem um modelo de excelência pessoal. Este é o motivo principal que no âmbito do projecto run4excellence, nos leva anualmente a Valência, uma vez que nos revemos acima de tudo com os valores. A cidade é linda, o temperatura é quase sempre muito agradável e com uma luz constante que nos lembra o verão. Mas isto, muitas cidades podem ter. O que para nós a caracteriza acaba por ser a forma como olha para as pessoas e lhes oferece os melhores exemplos de superação e de aperfeiçoamento pessoal, levando milhares de pessoas a usufruirem de um incrível espaço para a prática da corrida e de todos os desportos, motivadas pela enorme qualidade dos seus eventos de corrida.

Vista sobre o local de chegada na cidade das artes e das ciências.

Vista sobre o local de chegada na cidade das artes e das ciências.

Participar na Maratón Valencia Trinidad Alfonso EDP é por isso, participar num projecto continuado e consciente de transformar Valência numa capital da corrida. Revemo-nos nos valores, nos objectivos e da forma dedicada como anualmente nos surpreendem na organização desta competição.

Este ano de 2020, seria um ano atípico, devido ao Covid-19. Talvez a solução mais fácil, passasse por cancelar a organização da prova, mas não foi isso que esteve no espírito dos organizadores. Contra todas as expectativas iniciais a Maratona manteve-se de pé envolvendo a élite prevista para a prova. Nós, que vivemos de há vários anos para cá esta prova, pudemos assistir aos mesmos cuidados e aos pormenores organizativos que fazem desta competição uma referência mundial. Mas claro, em temos de pandemia, com cuidados acrescidos para proporcionarem a máxima segurança a todos os envolvidos: testes Covid no país de origem e à chegada, controlos regulares de temperatura, equipas médicas dedicadas, refeições servidas no quarto de cada participante, quartos individuais, entre outras medidas que aplaudimos de pé. A prova decorreu sem problemas e em simultâneo com uma meia maratona impressionante que terminou em recorde do mundo. Prémio merecido para a organização e para a modalidade.

Nuno Lopes, aguarda a realização do seu teste COVID, no dia anterior ao da prova.

Nuno Lopes, aguarda a realização do seu teste COVID, no dia anterior ao da prova.

Entrada para o local da prova com a garantia de todas as condições de segurança.

Entrada para o local da prova com a garantia de todas as condições de segurança.

Não conseguimos imaginar o que está por detrás deste esforço, mas sabemos que cada passo dado, mereceu mesmo a pena. E nós que gostamos da modalidade só temos de aplaudir de pé o que foi feito de forma impressionante em Valência.

Para nós, voltou a ser uma prova muito importante e que levou Rui Pinto a um novo Recorde Pessoal. Preparar uma Maratona é sempre um processo complexo e muito exigente que envolve também uma equipa que em torno dos atletas lhes tenta proporcionar as melhores condições de treino e de evolução pessoal e desportiva. E como refere Rui Pinto, tudo é mais complicado em tempos tão atípicos, “preparar uma Maratona em tempos de pandemia foi um desafio tremendo. Contornámos todos os obstáculos, um a um, e consegui melhorar a minha marca pelo que estou muito contente por isso. Estas conquistas nestas fazes têm ainda mais relevância. Mas esta preparação deu-me ainda a noção da importância do espírito de equipa para grandes desafios. Para além do meu treinador e de uma equipa técnica mais vasta, sinto o apoio próximo de pessoas e de entidades que me fazem acreditar na importância da cooperação. Na prova carregava comigo a energia dessas pessoas e o sentimento que para todos nós esta é a fase de nos unirmos e de nos apoiarmos mais do que nunca”. 

A incrível reta final de meta com um envolvimento único, preparada desde muito cedo para os enormes resultados que iram acontecer.

A incrível reta final de meta com um envolvimento único, preparada desde muito cedo para os enormes resultados que iram acontecer.

Rui Pinto, que abraçou recentemente um novo projecto de clube refere ainda, “Por essa dimensão que vivo na minha equipa 4RUNCLUB sentia na prova a responsabilidade de mostrar que o trabalho partilhado por várias pessoas alinhadas com os mesmos objectivos é o melhor remédio para tempos de tanta dificuldade e incerteza”.

Saímos assim de Valência com um novo recorde pessoal de 2:14.45. Ainda distante do que perseguimos e do que acreditamos ser realmente possível, mas com o sentimento de que vamos dando importantes passos rumo ao futuro. Este é também o primeiro passo competitivo do projecto [4] RUN CLUB, um clube criado com uma visão sobre o futuro destes e de outros atletas. Espera-nos muito trabalho pela frente e uma vontade crescente de melhorar a cada ano.

Mais um passo em frente - 2:14.45

Mais um passo em frente - 2:14.45

450 dias depois…

450 dias depois…

[4] RUN CLUB

[4] RUN CLUB