Treino Hipopressivo - Formação

Treino Hipopressivo - Formação

Piti Pinsach tem dedicado muitos anos, de forma apaixonada, ao treino e muito em particular ao treino hipopressivo. É por isso muito conhecido pelas suas formações técnicas nesta área que tem vindo a desenvolver um pouco por todo o mundo, consciencializando profissionais de desporto e saúde, e praticantes desportivos para a importância do treino hipopressivo na saúde e no rendimento desportivo.

Há muito tempo que o projecto run4excellence desenvolve ligações com Piti Pinsach, quer na formação dos seus técnicos nesta área, quer na organização de formações específicas. Fruto desta ligação de vários anos, o projecto run4excellence irá desenvolver uma nova formação sobre esta temática no próximo dia 15 de Dezembro. E por isso mesmo procurámos perceber um pouco o que se pode esperar desta formação.

Piti Pinsach, num momento de formação organizado em 2014, pelo projecto run4excellence.

Piti Pinsach, num momento de formação organizado em 2014, pelo projecto run4excellence.

Perguntámos a Piti Pinsach se nos podia resumir porque considera tão importante a realização destes exercícios de treino hipopressivo. “O treino Hipopressivo tem interferência na estrutura muscular abdominal e é por vezes o que parece mais visível na realização dos exercícios. Contudo, o treino Hipopressivo é fundamentalmente um treino postural e respiratório que pode trazer imensos benefícios na saúde e na performance desportiva. Tive oportunidade de conjuntamente com a Drª Tamara Rial participar em alguns estudos no serviço de Pneumologia do Hospital Montecelo de Pontevedra que evidenciam melhorias na capacidade total respiratória, algo que não é possível conseguir com qualquer tipo de exercícios abdominais”. Pedimos então para nos sintetizar os benefícios deste treino para atletas de rendimento. Piti explicou então que “As melhorias parecem cada vez mais contundentes na melhoria dos parâmetros respiratórios e sanguíneos, bem como na melhoria de comportamentos posturais que se podem traduzir a médio e longo prazo em melhorias biomecânicas. Para um atleta é vital que tenha um diafragma muito eficaz, o que se reflectirá numa melhoria da função respiratória em esforço e por isso temos tido tantos atletas com respostas tão positivas a este tipo de trabalho”.

Como este tipo de trabalho tem sido uma prática regular do projecto Run4excellence, fomos tentar perceber quais as respostas que têm sido encontradas nos atletas associados a este projecto. Para Paulo Colaço, “A realização de treino Hipopressivo tem sido muito importante e uma ferramenta usada de forma muito regular. Por norma, em longos períodos da época desportiva a prática deste tipo de treino é realizada todas as semanas. Dada a enorme diversidade de trabalho que fazemos com corredores ao longo de cada época desportiva, nem sempre é fácil identificar de onde vêem os benefícios, mas temos tido imensas alterações posturais nos atletas; diminuição de desconforto nos músculos posturais, em especial na cadeia muscular posterior e percebemos que o conforto que os atletas vão tendo neste trabalho lhes está a trazer mais conforto respiratório em esforço de alta intensidade, especialmente em treinos intervalados onde acreditamos que a função de toda a musculatura toráxica e do diafragma terão um papel decisivo, na melhoria da recuperação respiratória. Os benefícios serão maiores à medida que este treino adquire uma dimensão longitudinal e acreditamos cada vez mais na importância deste trabalho".

Tamara Rial (especialista nesta área), tem desenvolvido imensos estudos nos efeitos das técnicas hipopressivas no sistema circulatório e na melhoria dos parâmetros sanguíneos, na melhoria do retorno venoso das pernas, no aumento da capacidade respiratória, na libertação de tensões ao nível diafragmático e regulação dos níveis de ansiedade. E com resultados que não podem deixar dúvidas quanto à importância deste trabalho… Não será por isso estranho que Licínio Pimentel (um dos atletas mais experientes do projecto run4excellence), nos refira que “Acredito que manter níveis de rendimento elevados aos 42 anos se deve a imensos cuidados que tenho tido ao longo da minha carreira desportiva. Não é só ter cuidado com a alimentação ou com o descanso. É também ter a oportunidade de desenvolver estruturas de treino eficazes e o treino Hiporessivo tem sido uma ferramenta que sinto que tem tido um papel muito importante na minha carreira".

Como referimos inicialmente, a nova formação de treino Hipopressivo organizada pelo projeto run4excellence, irá decorrer no próximo dia 15 de Dezembro. Ao longo de 3 horas Piti Pinsach irá explicar o que de mais importante e estruturante existe neste tipo de treino, tanto numa perspectiva mais teórica como prática. Todos os participantes irão estar envolvidos com a aprendizagem de exercícios numa dinâmica bem característica das ações desenvolvidas por Piti Pinsach. Uma formação a não perder, com certeza!

A inscrições poderão ser feitas na loja tuning your running.

Tal como aconteceu em 2014, todos os participantes receberão o seu diploma de participação e documentação de referência sobre treino hipopressivo.

Tal como aconteceu em 2014, todos os participantes receberão o seu diploma de participação e documentação de referência sobre treino hipopressivo.

Plataformas Vibratórias [Formação]

Plataformas Vibratórias [Formação]

6 produtos obrigatórios para qualquer corredor (e não só...)

6 produtos obrigatórios para qualquer corredor (e não só...)