O nosso propósito

O nosso propósito

O projeto Run4Excellence não nasceu com o propósito de criar um clube, mas para cumprir 3 desígnios principais muito bem definidos: i) apoiar corredores com elevada motivação que sentiam diariamente o seu percurso comprometido por falta de apoios; ii) formar uma equipa técnica jovem apostando na sua formação e no desenvolvimento de uma carreira profissional; iii) investir em formação e investigação aplicada ao desporto. Tem sido, na base destes 3 pilares que temos alicerçado o crescimento de diversos projetos complementares, entre os quais o recente [4] Run Club

Somos por vezes questionados sobre os motivos que nos levaram a desenvolver um projecto de clube, e daí a razão deste texto que vem simplificar essas motivações. Nas nossas reflexões, existem alguns aspetos que ficaram desde logo fora dos nossos objectivos. Não criámos o clube para ganhar a ninguém e não fomos à procura de “contratar” atletas e mostrar alguma força superior em competição direta com outros clubes. Aliás, a palavra “contratar” ganha um contexto ridículo na corrida em Portugal, dados os valores de apoio que os atletas recebem por parte dos clubes, a inexistência de contratos que deem efectivamente estabilidade aos atletas e ainda, a total inexistência de perspectivas quando o rendimento do atleta sofre alguma diminuição ao chegar ao fim da sua carreira. 

Para tudo na vida tem de haver um propósito e será a qualidade desse propósito que poderá definir, desde o primeiro momento, a pertinência de um determinado projecto. Fazemo-lo desde a primeira hora, sem nos desviarmos do nosso rumo. Um bom exemplo é a nossa revista INSIDE Running as a Lifestyle, que foi criada para dar resposta ao segundo e terceiro objectivos do projecto run4excellence. 

Não foi difícil percebermos a importância de definirmos o nosso propósito em relação ao nosso clube de corrida: Apoiar corredores com elevada motivação e focados em definirem um percurso, efectivamente, de alto rendimento. É importante não confundir este objectivo com a necessidade de termos atletas que tenham o talento que os leve a ser atletas do mais alto rendimento. Não é isso que procuramos, porque mais do que talento procuramos atitudes, e nem sempre o talento se traduz nas melhores atitudes. Motiva-nos trabalhar com atletas dedicados, que sabem o que querem, que se envolvam numa atitude profissional na modalidade e que se comprometam ao nível do que vemos entre os melhores atletas do mundo. É isto que procuramos proporcionar, oportunidades! Com o [4] Run Club, queremos aglutinar um conjunto de parceiros que sensíveis às dificuldades da modalidade e motivados por valores de perseverança e organização, se reconheçam nos nossos valores, e que por isso contribuam para a constituição de uma bolsa de investimento em carreiras desportivas. Entidades, empresas e pessoas que acima de tudo coloquem o seu esforço e apoio ao serviço de atletas que abdicaram de outras atividades ou profissões na sua vida pessoal, para se assumirem como exemplos. Tudo isto, para uma sociedade que precisa de se identificar com os valores de uma prática desportiva muito regular. Um valor ainda mais importante nos jovens, que cada vez mais se encontram afastados do treino físico regular, com todos os impactos negativos na sua formação física, saúde e bem-estar. 

O nosso propósito em apoiar jovens que, de há vários anos para cá, decidiram ter uma dedicação exclusiva com a corrida, passa precisamente por lhes dizer que existem pessoas e entidades que estão disponíveis para reconhecer o seu esforço e para contribuírem para que tenham as melhores oportunidades possíveis. Neste sentido, este clube procura ser, acima de tudo, um leque de oportunidades:

  • Proporcionar as melhores condições de treino e de valorização individual de cada atleta;

  • Apoiar participações competitivas de excelência fora do nosso país, como condição necessária, para uma evolução desportiva dependente dessas oportunidades;

  • Criar e enquadrar o melhor apoio técnico possível com uma equipa técnica cada vez mais robusta;

  • Preparar um enquadramento profissional que permita que cada um desses atletas possa integrar os quadros de colaboradores do projecto, e com isso desenvolver uma carreira futura consistente, atrativa e que potencie as experiências que tiveram enquanto atletas;

  • Valorizar o papel de atleta numa ligação com a comunidade para que esta se reveja e entenda cada vez melhor a importância do seu percurso.

  • Desenvolver carreiras desportivas onde possamos eliminar situações de precariedade.

Por tudo isto, quando pensámos na criação de um clube e ao contrário do que é habitual, nunca perspetivamos a criação de um clube para ganhar a clubes “rivais”. Este é um clube diferente. É um clube que aposta em carreiras desportivas e que coloca o desempenho individual acima de um possível desempenho colectivo, que é assumidamente secundário. Se daqui a uns anos mantivermos atletas que tenham um forte crescimento individual, qualquer bom resultado colectivo será muito bem-vindo, ainda mais porque não foi arquitectado com o objectivo de ir buscar determinado atleta para ganharmos. Todos os nossos atletas têm já anos de trabalho connosco e todos assumiram a vontade e o desejo de terem uma carreira desportiva alicerçada num trabalho muito sério. Outros poderão ser bem-vindos no futuro, mas não com o objectivo de ganharmos um determinado campeonato, mas sim de dar resposta a projectos de vida em que possamos acreditar. 

Deixamos essas estratégias para os clubes mais “futebolizados” e com capacidade financeira para investirem em atletas ao “sabor dos ventos”, avaliados pelo resultado de um determinado atleta numa determinada prova, num determinado ano. Nós seguiremos o rumo de um trabalho muito responsável, muito dedicado, longitudinal e muito profissional. Seremos sempre muito poucos, mas seguiremos juntos para a edificação de um projecto assente nos valores que nos orientam e sem nos desviarmos do nosso propósito de desenvolver carreiras desportivas de muitos anos, que sejam prolongadas por projectos que devolvam à comunidade o investimento feito com estes atletas, por períodos de tempo nunca inferiores a 15 anos de treino. 

É este o nosso propósito, olhando para cada atleta e proporcionando-lhe as condições que estejam de acordo com o nível de investimento que cada um estará disposto a fazer. Acreditamos que é disto que precisamos cada vez mais num contexto desportivo nacional, onde os atletas são cada vez menos apoiados e entregues a si mesmos. Estamos, por isso, muito motivados para recebermos aqueles que querem muito desenvolver esse percurso de excelência e não encontram resposta num sistema desportivo português crescentemente mais incapaz de apoiar a excelência. 

Estamos neste percurso há mais de vinte de anos, e sabemos bem quem vem para a prática da corrida, a que jovens conseguimos chegar e as dificuldades que enfrentam. Bem sabemos o que é, para muitos destes atletas, dar-lhes a oportunidade de sonharem com uma carreira desportiva de sucesso. O melhor que se pode proporcionar a um jovem em dificuldade é dar-lhe um rumo de vida, por muito árduo que este seja. Quem nos chega, sabe para o que vem, conhece as dificuldades e quanto custa cada gota de suor. Compete-nos a nós dar-lhes a oportunidade de sonhar, e divulgando os seus exemplos de vida, contribuirmos para a formação de uma juventude cada vez mais baseada nos valores certos. 

É de educação, valores e formação desportiva que trabalhamos no [4] Run Club. É este, na sua essência, o nosso propósito. Porque a formação desportiva deve usar a competição para valorizarmos a formação de jovens, como uma ferramenta de aperfeiçoamento pessoal. É isto que perseguimos num modelo de adequação individual de estratégias a cada um dos nossos atletas. Em cada resultado, será possível perceber um rumo muito específico e a resolução de problemas que visam formar mais jovens, que sirvam de grandes exemplos para todos. Só assim, encontraremos o verdadeiro sentido para a constituição deste clube.   

Screenshot 2021-03-14 at 19.23.09.png
Não são pernas… são emoções!

Não são pernas… são emoções!

VALE(U) A PENA!

VALE(U) A PENA!