Upgrade  your training

Upgrade your training

A Power Plate é uma plataforma que propicia vibração no corpo inteiro (Whole Body Vibration), em que oscilações mecânicas de uma certa frequência são transferidas para o nosso corpo. Estreando-se no mercado em 1999, a Power Plate permite preparar, treinar e recuperar mais rapidamente, oferecendo a possibilidade de naturalmente otimizar a função humana, usando os próprios reflexos corporais e preservando a integridade articular.

Encontra-se alguns elementos que distinguem e que tornam a Power Plate a plataforma de eleição entre os profissionais de saúde e do exercício, celebridades e atletas de elite. Em primeiro lugar, a qualidade da sua vibração: harmónica, isto é, precisa, previsível e segura. Em segundo lugar, as direções da vibração: frente-trás, esquerda-direita e cima-baixo. A plataforma move-se, assim, numa formação triplanar controlada e precisa, causando estímulo vibratório que é exigente de uma vibração para a outra. 

É curioso refletir e correlacionar a época de confinamento em que no encontramos com o surgimento do treino em plataformas vibratórias. Este tipo de treino surgiu como uma necessidade de contrariar os efeitos negativos da microgravidade em cosmonautas durante o voo para o espaço (1960), uma vez que depois das missões estes sofriam uma enorme perda muscular, de força e de densidade mineral óssea. O treino vibratório mostrou contrariar estes efeitos negativos ajudando, igualmente, na recuperação mais rápida.

Neste período em que somos obrigados a estar retidos nas nossas casas, a tendência de realizar menos deslocações, estar mais tempo sentados e a comer mais do que o necessário, aumenta inevitavelmente. Mais uma vez, tal como ocorreu nos anos 60 com os astronautas russos, a posse de uma Power Plate irá indubitavelmente contrariar estas inclinações indesejadas e, sendo uma plataforma relativamente pequena, esta acomoda-se até em dimensões muito reduzidas, não sendo necessário um espaço amplo para realizar um treino excecional.

O elevado tempo sentados na mesma posição traz efeitos dispensáveis ao nosso corpo como a diminuição da circulação sanguínea, dores nas costas, fadiga, dores de cabeça, entre outros. Para contraria-los, a Power Plate poderá ser uma ótima companheira. É comprovado que sessões curtas na Power Plate aumentam significativamente a circulação sanguínea e a velocidade da circulação. Também mostra reduzir a dor na lombar em menos tempo de tratamento e com maior conforto, comparativamente ao tratamento convencional de fisioterapia e, concede melhorias nos aspetos fisiológicos e nos parâmetros subjetivos sobre a fadiga severa.

A inatividade e o excesso alimentar são algumas das evidências do confinamento que poderão trazer vários malefícios. Este tipo de treino aumenta a composição muscular, a força muscular e a saúde cardiovascular em sujeitos saudáveis, doentes, jovens ou idosos mostrando-se útil, deste modo, para populações mais sensíveis, não existindo a imposição de exercícios dinâmicos e/ou com cargas adicionais para obter benefícios. Para além disso, pode favorecer a perda de peso mais rápida e uma diminuição significativa na massa gorda visceral.

O treino na Power Plate previne também a perda de força e a atrofia muscular relacionada com a idade em idosos (sarcopenia), demostrando o seu grande potencial de aplicação na população sénior, prestando momentos seguros e de baixo impacto. Nesta mesma população, o aumento na densidade mineral óssea da anca é similar aos resultados obtidos com administrações de medicação, colocando a Power Plate no patamar da terapia natural. No caso das mulheres idosas, com propensão a incontinência, exercícios focados nos músculos da zona pélvica, realizados na Power Plate, poderão contribuir para diminuir a perda urinária.

Discorrendo agora ao alto rendimento, o treino na Power Plate pode auxiliar na manutenção e no desenvolvimento da condição desportiva dos atletas de elite a múltiplos níveis. Esta proporciona o aumento da amplitude de movimento mais rapidamente e relativamente indolor para melhorias na flexibilidade, tal como a taxa de produção de energia como por exemplo, o aumento da capacidade de salto. Adicionalmente, apoia no processo de reabilitação de lesão e no processo de recuperação, reduzindo a rigidez muscular e ajudando no tratamento da inflamação muscular.

No tocante ao tipo de exercícios que podem ser realizados na Power Plate, a resposta é simples: Todo o tipo de exercícios que somos capazes de realizar no chão, são possíveis de realizar na plataforma, a única diferença é a variável tempo. Verifica-se, logo, o upgrade dos resultados, sendo estes obtidos em menos tempo. Para o mesmo exercício os estímulos são mais intensos graças a uma elevada activação neuromuscular. Num momento como este, em que muitos atletas se vêem privados dos seus treinos regulares temos aqui mais um auxilio que pode ser muito relevante no esforço de se evitarem perdas de performance e de se prepara um retorno à prática desportiva mais capaz de prevenir lesões desportivas.

Quer maximizar e acelerar os seus resultados e recuperar mais rapidamente? Asseguramos que a Power Plate é o melhor investimento para o conseguir.

Conheça os diferentes modelos em tuningyourrunning.com.

PROTOCOLO RUN4EXCELLENCE X RIBEIRÃO

PROTOCOLO RUN4EXCELLENCE X RIBEIRÃO

450 dias depois…

450 dias depois…