Hi-tech em equipamento ou em conhecimento?

Hi-tech em equipamento ou em conhecimento?

Caros corredores, porque é que estamos a gastar tanto em equipamentos e tão pouco em conhecimento?

Quando era mais nova tinha 2 tipos de roupa. Existia a roupa que usava no dia a dia e a que utilizava para brincar ou para fazer desporto. Esta última, era sempre o pior que tinha no armário, as T-shirts eram maioritariamente de eventos e tinham publicidades estampadas e as calças eram uma confusão de remendos. Naquela altura as pessoas utilizavam a roupa mais gasta que tinham para fazer exercício físico. Ninguém se preocupava com a marca, com a conjugação de cores, com o material da sola da sapatilha ou com a dimensão do relógio que levava no pulso. Velhos e bons tempos quando as pessoas pegavam nos ténis enlameados e iam correm. 

Os tempos mudaram e por vezes, os corredores parecem modelos a mostrar os seus elegantes conjuntos e gadgets numa passerelle e, a industria está a adorar. Semana após semana, somos invadidos por sapatilhas com uma nova e leve tecnologia, roupa com tecidos inovadores que aumentam a performance e relógios com funcionalidades avançadas dirigidas para a corrida. A questão que se coloca é, porquê gastar tanto nestes equipamentos se não fazemos ideia de como os usar para melhorar o nosso desempenho? Entendo que as pessoas gostem de se sentir bem com o que vestem e até confesso que sou “vítima” da loucura das grandes marcas. Contudo, quando falamos de desporto, o treino específico e o conhecimento técnico são os fatores chave para uma boa performance e, se acha que vai aprender alguma coisa naquelas revistas comerciais com conselhos milagrosos… está completamente enganado!    

Se ficar doente, vai ao médico. Se precisar de resolver um problema que surgiu nas suas finanças, pede ajuda ao contabilista… As pessoas estudam e dedicam-se a determinadas áreas para se tornarem profissionais. Ainda assim, a maior parte dos corredores amadores recorre a recomendações de jornalistas, que escrevem “Os treinos de passadeira que vão dar cabo de si”, e de estrelas do Instagram que partilham os melhores sumos detox para a sua maratona. 

Descontentes com a comercialização desenvolvida em torno da corrida, o projeto run4excellence partiu numa aventura editorial. Depois de encontrar um grupo sólido de atletas de elite e um grande conjunto de corredores amadores, dispostos a construir um treino personalizado e bem definido, surgiu a necessidade de combinar este trabalho com os conhecimentos de treinadores de renome e, partilha-lo com todos os que são apaixonados por esta prática. 

INSIDE - Running as a Lifestyle, é o resultado do desejo de derrubar barreiras pré-estabelecidas. Ao longo de um ano, esta publicação tem vindo a relacionar a corrida com diferentes áreas de conhecimento, numa revista que se destaca pela qualidade, não só do conteúdo, mas também do papel, da impressão e do design. Quatro edições depois, continua-se a lutar para partilhar com corredores opções para o treino de reforço muscular, as entrevistas com fantásticos investigadores como Jack Daniels e Andrew Jones, o trabalho de artistas que encontram na corrida a sua inspiração e a biografia de lendas desta modalidade. Caros corredores, este é um pedaço de conhecimento, totalmente preparado com informação relevante e, pronto para o ajudar no seu percurso enquanto atleta. 

Percebemos que nem sempre seja fácil decidir por critérios de qualidade num mundo em que o marketing tem um poder tão forte e que vitima em grande medida, muitas das decisões dos corredores. Mas não seja apenas conhecido apenas pelas sapatilhas que usa. Adicione rigor e qualidade e um pouco mais de conhecimento à sua prática!

De férias com a corrida

De férias com a corrida

Rui Pinto e Licinio Pimentel campeão e vice-campeão nacional

Rui Pinto e Licinio Pimentel campeão e vice-campeão nacional