À conversa sobre... Mont Blanc

À conversa sobre... Mont Blanc

O UTMB é um evento de trail em montanha com um percurso cheio de surpresas e rodeado de belíssimas paisagens! Esta é uma prova de eleição para muitos corredores e, todos os anos, vindos de todos os cantos do mundo, estes atletas juntam-se em Chamonix para participar numa das 5 provas que compõe este grandioso momento.

O desejo de correr em Mont-Blanc, é querer viver uma aventura, uma experiência única para testar força e limites físicos e mentais, até cruzar a linha de meta com o sonho concretizado. Esta extraordinária viagem pelo coração da montanha leva os corredores de trail por uma prova composta por vales, desfiladeiros e extensas subidas em contacto com uma decoração alpina que é única no mundo. Foi exatamente isto que Gonçalo sentiu assim que chegou ao local “Estamos numa pequena mas sofisticada cidade francesa com uma localização assombrosa, no fundo de um vale rodeada por altas montanhas, algumas delas com neves perpétuas…Para além disso, as provas propriamente ditas são, também elas, fantásticas, porque percorrem locais de enorme beleza”.

O Ultra Trail de Mont-Blanc é, sem sombra de dúvidas, umas das mais duras, cobiçadas e magníficas provas do circuito de Trail mundial. Com 2000 voluntários de 15 países diferentes, mais de 50 000 mil espectadores e praticamente 8000 corredores no total das 5 provas este evento assume-se como um local privilegiado para a partilhada de experiências entre os amantes do trail. Tal como nos confessou Paulo, outro dos participantes portugueses nesta prova, “A presença de milhares de praticantes juntamente com outros tantos milhares de amantes do trail que estão aí concentrados durante toda a semana fazem, a cada dia, uma grande festa do trail.”

A preparação para uma prova desta importância e grandiosidade é feita de forma muito regrada, consciente e apaixonada. O Francisco revelou algumas das suas opções dando sempre um enfâse especial à qualidade do treino que realizou, “a chave do sucesso é sem dúvida o treino, não a sua intensidade e duração, mas sim a sua qualidade! E com isto quero dizer que para esta prova de 119Km não fiz treinos de 50-60Km, nem tão pouco fiz treinos de 9-10h, também não precisei de treinar sempre em montanha nem de treinar sempre com desnível positivo. A grande aposta foi em manter a regularidade do meu habitual Plano de Treino e acima de tudo intensificar todo o reforço muscular necessário”. Também Paulo e Gonçalo referem a importância de um plano de treino bem estruturado e de uma auto-disciplina bem presente e, acrescentam que nada se consegue sem uma grande paixão pelo trail, “O principal segredo é mesmo o amor pela corrida nos trilhos e na montanha, que, no dia a dia, nos faz sair de casa para treinar quando, quantas vezes, isso seria a última coisa que nos apeteceria naquele momento”.

Os testemunhos que ouvimos, as imagens fantásticas das paisagens da prova e os regulares elogios ao ambiente e organização do UTMB, deixam-nos curiosos e entusiasmados com a ideia de, um dia, virmos a participar num evento tão exclusivo e desafiante. Gonçalo assume que “Os conselhos a dar passam, naturalmente e em primeiro lugar, pela necessidade de procurar apoio profissional para uma preparação física adequada, designadamente através da programação dos treinos” e, Paulo completa a ideia dizendo que este apoio deve ser encontrado bem antes da data da prova, “Preparar a prova com alguma antecedência (meses), aconselhar-se junto de quem já a fez e não descurar nenhum detalhe”. Após esta forte preparação onde a qualidade do treino prescrito e o reforço muscular especifico foram pontos-chave, Francisco considera importante “estudar devidamente o percurso, as maiores subidas e descidas, os pontos mais técnicos, as distâncias entre abastecimentos e também que se faça uma previsão de tempo total de prova bem como de passagem nos pontos mais sensíveis. É fundamental sabermos sempre onde estamos e o que à frente nos espera”.

O contacto com casos de sucesso faz-nos sonhar. O desejo de cumprir esta etapa já existe… está tudo à distância de uma enorme dedicação e de um bom plano de treino!

 

SOBRE OS CORREDORES:

Paulo Neta, Gonçalo Torres e Francisco Gonçalves são três corredores da cidade do Porto que treinam regularmente no projeto run2improve (www.run4excellence.com). São corredores dos clubes de corrida, “Clube Zupper” e "Cães da Avenida” e as suas histórias de comprometimento com a corrida e o treino que têm desenvolvido são motivo de encorajamento para todos.

Marathon Training Camp – Testemunho

Marathon Training Camp – Testemunho

Rui Pinto vence na Quarteira

Rui Pinto vence na Quarteira