Performance Project

O PERFORMANCE PROJECT é uma nova iniciativa do projecto run4excellence e procura basicamente criar condições de excelência para levar o mais longe possível corredores que acreditam poder atingir níveis de rendimento elevados.

 Um projecto dirigido para a performance desportiva em corredores.

Um projecto dirigido para a performance desportiva em corredores.

Para Paulo Colaço, treinador de alguns dos melhores corredores portugueses, “este projecto, irá permitir que pessoas e empresas sejam verdadeiros agentes de mudança, proporcionando condições que façam progredir atletas que de outra forma não teriam as mesmas oportunidades. Basicamente vamos todos assistir ao trabalho desenvolvido por atletas, conhecer as suas rotinas diárias, apoiar, motivar e sentir o entusiasmo de ver os resultados de um enorme esforço de cooperação de equipa traduzidos em rendimento desportivo”.

A Room2fit é uma das empresas que estará envolvida e por isso mesmo falámos com Mario Carreira, que em nome da empresa definiu de forma muito clara o porquê do envolvimento com este projecto: “Interessava-nos um projecto deste tipo porque sempre achei que não fazia sentido que alguém com condições para desenvolver uma carreira desportiva de forma séria e comprometida não o fizesse por falta de condições financeiras. Isto para mim nunca fez sentido e custa-me ver diariamente atletas com enorme talento e vontade que não conseguem ter as oportunidades que merecem. E se isto sempre me incomodou porque razão é que agora que posso dar o meu contributo não o vou fazer? Não podíamos deixar de apoiar este projecto de modo a que possam dispor dos recursos suficientes para obterem resultados.  Claro que tínhamos de estar presentes especialmente porque sabemos o que está em causa.”

IMG_2574.jpg

O processo de preparação

O processo de preparação dos atletas, é de uma grande exigência diária e que tem permitido a obtenção de resultados de elevado níveis ao longo de mais de 20 anos de trabalho na corrida.

IMG_3101 (1).jpg

Os atletas

Os atletas que venham a integrar este projecto, terão de possuir um perfil psicológico suportado na vontade de se superarem e de se constituirem como exemplos de determinação para a comunidade.


Entretanto diversas pessoas se têm associado ao projecto dando o seu contributo através de um apoio de 200€ anuais ou de 1.000€ anuais. Para as empresas os valores são mais altos, mas os retornos que o projecto apresenta estão bem definidos e são aliciantes. Os meses de Setembro e Outubro estão destinados para a concretização dos apoios necessários que se suportarão, de forma exclusiva, em apoios de pessoas e empresas que se revejam neste projecto e em toda a dimensão de trabalho que o projecto run4excellence tem desenvolvido.

Para Paulo Colaço, “este projecto procura envolver pessoas que entendem bem o que lhes é dado em termos de motivação pelos atletas de élite e a função que estes ocupam na motivação dos mais novos e de todos os que precisam de se rever cada vez mais num estilo de vida ativo e saudável. De alguma forma todos iremos dar, mas todos iremos receber e o país precisa de projectos deste tipo, que envolvam as pessoas com os atletas e que esses atletas de referência, contribuam para mudar a vida das pessoas. Acreditamos muito no que vamos fazer e nos princípios que orientam o projecto e só esperamos que os apoios individuais e de empresas nos permitam concretizar os nossos objetivos”.

Conversa com Mário Carreira, sobre o envolvimento da Room2fit no Performance Project