Meia de Ovar - Entre as melhores para os portugueses

Meia de Ovar - Entre as melhores para os portugueses

A Meia Maratona de Ovar cuja 30ª edição se realizará no próximo domingo, dia 7, tem vindo a assumir-se como uma prova de eleição entre os corredores portugueses. Em primeiro lugar pelo excepcional ambiente proporcionado nesta cidade, naquela que é sem dúvida uma das provas com maiores raízes populares e que envolve não apenas um elevado número de atletas, mas um público entusiasta que percebe de corrida e que se revê nos atletas que participam nesta prova.

Não se trata de uma corrida com os meios financeiros de outras provas, mas com um enorme trabalho de pessoas que ano após ano, ao longo de várias gerações, tem colocado esta prova como uma referência no contexto das corridas de meia maratona em Portugal. 

Uma prova que para além de ser muito acarinhada pelos apaixonados pela corrida, tem ainda uma participação muito importante de vários dos melhores corredores portugueses que parecem ver nesta competição uma motivação acrescida para procurarem bons resultados

A Meia Maratona de Ovar, tem sido umas das provas com melhores resultados desportivos entre os atletas portugueses. Numa reflexão feita no sector masculino a partir dos rankings conhecidos, as provas que se destacam por ordem de resultados entre os corredores portugueses, foram a Meia Maratona de Lisboa (Ponte 25abril) e Barcelos; Meia Maratona de Ovar; Meia Maratona da Régua, Famalicão e Rock&Roll (Lisboa) e Meia Maratona dos Descobrimentos (Lisboa). São estas as 7 provas que distribuem entre si os melhores resultados entre os 10 primeiros de cada uma das 3 últimas épocas (2015 a 2017).

 Número de atletas por prova e época desportiva que alcançaram uma marca entre os 10 primeiros de cada ranking anual (dados consultados no site  http://atletismo-estatistica.pt , elaborado por Manuel Arons de Carvalho).

Número de atletas por prova e época desportiva que alcançaram uma marca entre os 10 primeiros de cada ranking anual (dados consultados no site http://atletismo-estatistica.pt, elaborado por Manuel Arons de Carvalho).


Este é um contributo importante que estas corridas dão ao atletismo português, com um destaque principal para a Meia Maratona de Barcelos, Meia Maratona de Lisboa e Meia Maratona de Ovar.

Espera-se desta 30ª edição da Meia Maratona de Ovar mais um contributo significativo de resultados que entrarão entre os melhores do ranking anual de 2018. Na época de 2016/17, entre os 10 primeiros resultados nacionais na Meia Maratona, 4 foram conseguidos nesta prova, que foi a que mais contribuiu para o ranking de 2017. 

Ao longo destes 30 anos de história, passaram pela Meia Maratona de Ovar, os grandes nomes do atletismo nacional e não será por acaso que a cada ano esta prova tem na sua lista de participantes as melhores figuras do meio-fundo e fundo português.

Este ano não deverá ser diferente e espera-se mais uma grande festa da corrida na cidade de Ovar e já agora que os resultados desportivos obtidos possam manter esta corrida como uma referência para os atletas portugueses.



 O podium da edição do não passado da Meia Maratona de Ovar, com Daniel Pinheiro (1º), Nuno Lopes (2º) e Rui Pinto (3º). Atletas que deverão voltar a marcar presença este ano.

O podium da edição do não passado da Meia Maratona de Ovar, com Daniel Pinheiro (1º), Nuno Lopes (2º) e Rui Pinto (3º). Atletas que deverão voltar a marcar presença este ano.

Meia Maratona de Ovar em edição “RUN4OVAR”

Meia Maratona de Ovar em edição “RUN4OVAR”

Performance Project

Performance Project