Running Talks - Correr melhor

Running Talks - Correr melhor

Correr melhor, significará aproveitar melhor as forças aplicadas no solo, ter menor risco de incidência de lesão, ser mais económico e até capaz de correr mais rápido. Foi nesta perspectiva que o projecto run4excellence, organizou um Running Talks, principalmente destinado a praticantes de corrida e que contou com uma boa moldura humana interessada em aprender a melhorar vários aspetos do seu treino.


O grupo era muito heterogéneo, nas idades, no nível de experiência na corrida e claro no nível de rendimento. Contudo, Paulo Colaço referiu-nos que “os princípios não são muito diferentes e as preocupações têm de ser as mesmas". E não é por acaso que Rui Pinto e Licinio Pimentel, se envolvem com a exemplificação de muitas das propostas apresentadas… "É que este trabalho faz parte regular dos seus treinos e deve ser realizado igualmente por corredores de níveis ou idades diferentes…”.

Foi nesta perspectiva que Mariana Ribeiro, uma jovem atleta presente neste Running Talks, refere que “estas propostas de trabalho são muito importantes. Gostei muito do que foi aqui feito e sinto que para atingir os meus objetivos desportivos para uma carreira que espero longa, estes cuidados podem fazer muita diferença. Adorei o que aqui se passou esta tarde!”.

Os conteúdos foram muito diversos, a diversidade de exercícios propostos uma constante ao longo de quase 3 horas! Licinio Pimentel, foi um dos atletas de élite, envolvido com o projecto run4excellence e que nos confidenciava que “é graças a um trabalho continuado de muitas destes exercícios que não me lembro  de há quantos anos tive uma lesão…”. De fato esta foi uma preocupação constante ao longo da tarde, uma vez que frequentemente se davam exemplos e se apresentavam cuidados que se prometiam ter a virtude de poderem afastar muito os atletas de possíveis lesões desportivas. Como dizia Paulo Colaço ao longo da sessão, “acima de tudo devem procurar uma prática saudável e isenta de lesões, que transforme a vossa prática da corrida num prazer crescente ao longo dos anos. Se esta não for a primeira preocupações de todas, mais nenhuma fará sentido…”.

Um dos participantes, Vitor Ribeiro, disse ainda que "a diversidade de conteúdos e de propostas apresentadas foram muito importantes e o foco dado a propostas práticas de recuperação muscular alertou-o para cuidados que raramente se têm no treino e que podem marcar toda a diferença. Valeu a pena!”.

Estas “conversas intencionais” sobre corrida mostram-se muito úteis e cada vez mais procuradas pelos praticantes de corrida. Porque temos vindo a acompanhar cada uma das edições, é notório o aumento do número de participantes o que certamente se justificará pelos temas seleccionados, pelos conteúdos abordados e pela aplicabilidade prática dos mesmos.

Expositor run4excellence na loja VianaSurf

Expositor run4excellence na loja VianaSurf