Running Senses

Running Senses

Será já de 19 a 21 de Maio que a run4excellence organizará mais um training camp, denominado Running Senses, que dará continuidade a um conjunto de experiências que têm sido proporcionadas no âmbito do projeto run4hotels. Se pensa que esta iniciativa se dirige a corredores já experientes, a verdade é que estes eventos permitem um envolvimento de praticantes de qualquer idade ou experiência na corrida. A este respeito Marisa Vieira, técnica do projeto run4excellence refere, “temos tido pessoas que se preparam para Maratonas e outras que ainda nem correm de forma regular. As atividades são pensadas para darem resposta a qualquer nível de preparação. Depois de fazermos uma caracterização individual de cada participante conseguimos criar grupos de trabalho em função do nível de cada um.”

Já tivemos oportunidade de participar num destes eventos e o envolvimento dos técnicos e atletas de elite deste projecto, mostrou-se eficaz na resposta a todas as necessidades existentes dentro do grupo de participantes. Licínio Pimentel é um dos atletas de referência deste projecto e referiu-nos que “a interação que se gera entre praticantes e técnicos, estimula muitas dúvidas que são uma aprendizagem para todos e, até para nós porque nos leva a pensar em questões que são colocadas pelos participantes”.

Quisemos perceber o que está previsto para este training camp e questionámos Marisa Vieira no sentido de percebermos em que medida este evento se pode tornar relevante para um corredor: “Procuramos aproveitar um ambiente excepcional garantido pela qualidade do hotel, para abordarmos aspetos relativos ao treino e à corrida. A ideia é que cada participante possa regressar com melhorias na sua prática, tanto ao nível do treino, como da nutrição ou dos processo de recuperação. Tanto em situações de treino, como em diálogos de grupo, procuramos que todos entendam os melhores caminhos para desenvolverem uma prática mais segura e mais eficaz, fomentando um estilo de vida capaz de proporcionar saúde e bem estar. Temos tido feedbacks excepcionais de cada um destes momentos e sentimos que conseguimos contribuir para melhorar a qualidade das práticas de cada participante”.

Para Margarida Barros, também técnica deste projecto, “este modelo de formação e aprendizagem é desenvolvido num cenário de enorme qualidade. Os participantes ficarão na dúvida se estão em treino, em formação ou num fim de semana de férias de cortar a respiração. Neste caso, o hotel oferece um ambiente único e os locais para correr em pleno parque natural da Ria Formosa, complementam um pack de sensações diferentes”.

O programa é francamente promissor para uma iniciativa de fim de semana. Com check-in pelas 10:30 de sexta-feira, esta iniciativa começa com uma discussão em torno da relação entre saúde e corrida, o quanto se pode melhorar práticas e o que nos mostram diversos estudos sobre este assunto. Depois de almoço (todas as refeições serão feitas no hotel e estão incluídas no valor de inscrição), segue-se uma viagem de barco para a Ilha de Tavira com uma sessão de treino que visa explorar situações de treino na praia. A manhã de sábado começa cedo, com trabalho respiratório e postural, junto à excepcional piscina do hotel. Será depois realizado um treino de corrida que explora situações de treino intermitente, seguido de uma sessão sobre prevenção de lesões a seguir ao almoço e uma sessão prática de trabalho de força com propostas específicas para corredores. Ao fim da tarde, num ambiente único no bar do hotel, haverá lugar a uma conversa sobre questões nutricionais que poderão ser seguidas por corredores. Como não foi esquecida a parte lúdica o dia terminará com um passeio nocturno em Tavira. Domingo será um dia para todos os participantes colocarem dúvidas práticas sobre treino que serão debatidas com apresentação de possíveis soluções e com a realização de um treino longo. Com check-out às 17:30, é ainda possível usufruir do hotel durante a tarde e de eventuais conversas informais que poderão tocar ainda em aspetos do treino.

Margarida Barros, é clara no objetivo que o projeto run4excellence procura com estes eventos, “queremos desenvolver experiências únicas e irrepetíveis, trazendo para a corrida uma nova dimensão de oportunidades de qualificação de práticas para todos os participantes. Queremos que os corredores percebam que para além das suas deslocações habituais a competições, estes eventos são igualmente atrativos e repletos de aprendizagens que não devem descurar.”

Este training camp, decorrerá no Ozadi Tavira Hotel e todas as informações podem ser obtidas aqui.

 Marisa Vieira, será uma das técnicas do projeto run4excellence, responsável por este training camp (foto no OZADI Tavira Hotel).

Marisa Vieira, será uma das técnicas do projeto run4excellence, responsável por este training camp (foto no OZADI Tavira Hotel).

Maratonas do mundo: BOSTON

Maratonas do mundo: BOSTON

De férias com a corrida

De férias com a corrida