Rui Pinto e Licinio Pimentel campeão e vice-campeão nacional

Rui Pinto e Licinio Pimentel campeão e vice-campeão nacional

Uma incrível edição de 2017 a repetir os resultados de 2015, com Rui Pinto e Licinio Pimentel em 1º e 2º lugar respetivamente! 

Temos ao longo desta época desportiva, dado a conhecer uma boa parte do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto run4excellence, com os atletas de élite que o compõem. Tanto na realização de estágios de preparação, participação em competições ou mesmo através da análise do percurso que alguns destes atletas vão realizando.

É notório o trabalho que se vai observando, até nas preocupações em detalhes, que somados, parecem fazer toda a diferença. Este esforço diário está assente em muitos anos de trabalho com diversos corredores que foi permitindo que os mais persistentes mostrassem uma capacidade de rendimento e de uma regularidade ímpar. Uma recente publicação da revista atletismo realça um desses exemplos: Licinio Pimentel. Nesse artigo, é apresentada uma tabela de resultados na qual é evidente a regularidade de resultados deste atleta nos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato:

 Fonte: Revista Atletismo.

Fonte: Revista Atletismo.

Para Licinio Pimentel, passaram-se 10 anos, sempre entre os 10 primeiros, naquela que será a prova de Meio-Fundo de maior tradição e com maior aposta por parte dos clubes e atletas. Ao longo desses 10 anos, por 7 vezes Licinio Pimentel, esteve entre os 5 primeiros! Ao somar agora a edição de 2017, Licinio atinge nos últimos 11 anos, 8 resultados entre os 5 primeiros!

Voando para outra geração, Rui Pinto, inicia o seu percurso como senior nestas provas de Cross, com um 12º lugar em 2013. Logo no ano seguinte passa a vice-campeão e passado mais um ano, campeão nacional (2015). Esta vitória em 2015, fez com que fosse o campeão nacional de cross, mais jovem (22 anos) dos últimos 50 anos em Portugal! Só uma lesão inesperada em 2016 lhe retira a possibilidade de discutir de novo o título nacional, num momento de grande forma. Título Nacional que consegue agora recuperar em 2017.

Os resultados ao longo dos anos vão falando por si! Em 2015, Rui Pinto venceu e Licinio Pimentel ficou logo atrás, sagrando-se vice-campeão nacional. Licinio, por sua vez é sempre uma aposta segura ao longo dos anos. Na edição de 2014, os atletas na altura associados a este projeto (Rui Pinto, Licinio Pimentel, José Moreira, Helder Santos e Vitor Oliveira), se reunissem pontos numa mesma equipa, teriam sido Campeões Nacionais de Cross por equipas!

A curiosidade em relação a esta época desportiva era enorme. O trabalho que fomos acompanhando no âmbito deste projeto, ia dando sinais muito interessantes de que algo de muito positivo deveria acontecer na edição de 2017 destes Campeonatos Nacionais de Cross. E de facto esta edição, não podia ter corrido melhor!

Para Rui Pinto, novamente Campeão Nacional de Cross, "esta é uma prova de enorme tradição em Portugal, na qual muitos dos melhores corredores portugueses se foram construindo ao longo dos anos. Estou a desenvolver um percurso fantástico nas provas de cross em Portugal e espero que isto me vá dando a estabilidade competitiva, que me permita um dia ter resultados de relevância europeia. Estou muito contente. Trabalhámos muito para esta prova e sinto-me a crescer de ano para ano. Não podia estar mais satisfeito".

Licinio Pimentel por sua vez evidencia o seu percurso "estou cada vez mais orgulhoso com a minha carreira desportiva. Têm sido anos incríveis de resultados fantásticos nestas provas de Cross. Ser segundo atrás do Rui, na minha terra natal é muito bom!"

Falámos com o treinador destes dois atletas, Paulo Colaço que refere, "estes dois atletas são um exemplo incrível de dedicação e seriedade diária no seu trabalho. Duas gerações distintas, alinhadas no mesmo espírito de trabalho e que devem servir de exemplo para todos. O Licinio, porque é o exemplo que a idade é apenas um número, desde que o trabalho seja feito com grande qualidade ao longo dos anos. O Rui, por seu lado, um excelente exemplo para os mais jovens, sobre a forma como devem abraçar uma prática desportiva de rigor, pensada e delineada com vista ao futuro". Quando questionámos em que medida o projeto run4excellence contribui para estes resultados a resposta é inequívoca, "contribui muito! Este projeto tem proporcionado condições crescentes de trabalho a estes atletas e uma equipa técnica cada vez mais robusta. Por isso, estes resultados são preparados e esperávamos que algo de muito positivo poderia acontecer nesta competição."

  

 Licinio Pimentel, numa das sessões de treino de preparação para os nacionais de 2017.

Licinio Pimentel, numa das sessões de treino de preparação para os nacionais de 2017.

Hi-tech em equipamento ou em conhecimento?

Hi-tech em equipamento ou em conhecimento?

Hypersphere

Hypersphere